quarta-feira, março 13, 2024

Não é coincidência: é repetência

 




Ora atentem lá nesta, com mais de 2000 anos, só para elevar os espíritos...

De seu nome Políbio, viveu no século II a.C., e foi historiador. Morreu em 124 a.C. Escreveu o seguinte, acerca da Atenas do seu tempo:

«Não tivemos de suportar nem epidemias nem guerras prolongadas e, contudo, as nossas cidades estão desertas e as nossas terras primam pela esterilidade. Temos falta de homens, porque temos falta de crianças. Dá-se demasiado apreço ao dinheiro e ao bem-estar, e muito pouco ao trabalho. Consequentemente, já não há quem se queira casar, ou, se o fizer, cuida de não ter mais que um ou dois filhos, a fim de os poder educar com todo o fausto e de lhes poder deixar uma maior herança.»


Este sinal eloquente da decadência grega repetir-se-á séculos adiante aquando da decadência romana. Os bárbaros vieram resolver esse problema. Vêm sempre.

3 comentários:

Anónimo disse...

Essa é uma das grandes coisas deste mundo. Por mais delírio, alienação ou ruína que aconteça, a força realidade acabará por impor a resolução/correcção.
Assistir de bancada e vê-los atolados no próprio esterco é um gosto muito particular que tenho.
Anónimo da poesia

Vivendi disse...

Outch!!!


E os bárbaros já estão todos aqui... O tempo já está em contra-relógio.

Figueiredo disse...

O recente «podcast» da Sr.ª Candence Owens, onde fala sobre Brigitte Macron (de seu nome verdadeiro: Jean-Michel Trogneux), marido de Emmanuel Macron e Primeira-Dama da França:

- MEDIA MELTDOWN! France’s First Lady EXPOSED

https://www.youtube.com/watch?v=TQQx_EKSHxo