quinta-feira, março 24, 2005

Do Calvário, da Vida e dos Homens

Cada vez me convenço mais que a Vida de Cristo constitui o paradigma profético da nossa própria vida, de homens...
Num dia, fazemos milagres, caminhamos sobre as águas, convidam-nos para almoços e jantares, acorrem basbaques de todos os lados para nos verem e mararavilhar-se. No outro, tudo se altera e distorce: como num caleidoscópio infernal, damos connosco de madeiro às costas, arquejando ao fundo duma encosta íngreme, ninguém nos conhece, todos nos cospem, e flagelam-nos por ali acima, até ao cume sangrento onde, por vil embirração, cismam de nos crucificar.
Meio estarrecidos, perplexos, perscrutamos o chão que parece agora fugir-nos e conspirar contra nós. Afinal, o mel foi só para afinar o paladar para o sabor do fel?!...
Meio atordoados, interrogamos, com desespero, o céu: "Vou ter que beber este cálice?..."
E o céu, dum azul imenso, misterioso, profundo, responde:
-"Vais!..."
E é nesta altura, para lá do terror e da esperança, que o homem, se tem um dragão dentro dele, contém as lágrimas, esquece as feridas, fita com desprezo a maralha e clama:
"Então brindemos: À Nossa!..."
À nossa: à indiferença do Céu e à dor na Terra.

5 comentários:

riacho disse...

Profunda epifania, Dragão.

zazie disse...

lindíssima epifania! dá vontade de guardar.


À nossa, pois!

josé disse...

O meu pai, nestas coisas, costumava ser um pouco mais prosaico: dizia, perante a adversidade inopinada e que pedia desforço, que um homem deve ser humilde, mas não palerma!
No meu, então pequeno mundo epistemológico, a afirmação sabia-me a arrogância justificada, pois era exactamente o contrário do princípio de dar, mesmo eufemisticamente, "a outra face".
Era quase o mesmo que dizer que a humildade, era só para os palermas.

A elegia não é sobre a humildade, mas sim, parece-me, sobre a capacidade de sacrifício e a possibilidade de escolha. Mas andam ligadas, essas virtudes.

MP disse...

Boa Páscoa!
Bebamos do Cálice.

Flávio disse...

Jesus Cristo não é diferente de qualquer outra vedeta mediática. Primeiro, elevam-nos aos píncaros, apenas para logo depois arranjarem uma acusação de heresia ou pedofilia ou outra coisa qualquer. That's show business.

PUB: Para mais infos sobre as qualidades empresariais de JC, consultar:

www.a-bomba.blogspot.com