segunda-feira, dezembro 29, 2003

DEMOCRATIZAR À AMERICANA

O Caguinchas, ocasionalmente, dá-lhe pró sentimento. Sobretudo, em se tratando de trinados fadistas ou reportagens sobre terramotos. Quer uns, quer outras, deixam-no à beira das lágrimas, todo compungido e amargurado. Foi assim que o fui encontrar, defronte da televisão, desfilavam no telejornal uns escombros retumbantes, por via duns abanões de Terra no Irão (apregoava o locutor).
-"Já viste, ó Dragão!? - Interpelou-me, com voz triste. - Coitados dos Iraneses, até parece que foram mastigados e cuspidos!..."
Eu bem queria consolá-lo e manifestar a minha solidariedade, mas este meu feitio cão é mais forte que eu. Pelo que não me contive de comentar:
-"Os Iranianos e não só!..."
-"Como assim? - Admirou-se o Caguinchas. - Houve mais algum país a levar c'um tratamento daqueles?..."
-" Não é isso, pá. -Esclareci-o. - Coitados dos Iranianos e dos Americanos!..."
- "Mas o que é que os américas são pr'aqui chamados?!" - Abismou-se o Caguinchas, confundido e já a ficar desconfiado.
- "Então não sabias: Planeavam "democratizar" o Irão a seguir ao Iraque. Ora, pelas imagens, é mais que evidente que a Mãe Terra se lhes antecipou!..."

Sem comentários: