segunda-feira, junho 11, 2012

O exótico entre nós, ou Do Arrontamento cigano



«O ritual da prova da virgindade, vulgarmente designado pelos indivíduos do grupo étnico cigano como "arrontamento", consiste no desfloramento da noiva praticado por uma mulher de idade, uma anciã, uma "mulher de respeito", mulher "sem falta", que não poderá ser solteira nem separada ou divorciada e a  que chamam de "juntaora".

(...)
O arrontamento é sempre feito de noite, normalmente depois da meia-noite, e realizado à luz de velas (pequenas velas ornamentadas), encontrando-se presentes, além da noiva e da juntaora, as mães da noiva e do noivo, o noivo e "mulheres de respeito", "mulheres sem falta" que pretendam igualmente assistir (segundo foi possível apurar, podem chegar às duas dezenas  ou até mais as pessoas presentes ao arrontamento.


Antigamente,  e segundo testemunhos recolhidos pelo autor deste trabalho, só poderiam assistir ao arrontamento os padrinhos (que era só um casal, ao contrário do que acontece nos dias de hoje em que podem chegar às dezenas), as mães do noivo e da noiva, a juntaora e, eventualmente, alguma anciã de mais respeito. »

Transcrito deste estudo de Jorge da Silva Mourão ( aquem se agradece e se pede desculpa pela pirataria).


Por este andar, mais uns anitos, além de assistir a tribo inteira, o ritual ainda é transmitido pela eurovisão. Enfim, a idade do espectáculo a chegar também aos ciganos. Como é que a TVI ainda não se lembrou dum Big-brother (ou Quinta das celebridades) integralmente cigano é que muito me espanta!... Convenhamos, é todo um jeco-set por explorar.


1 comentário:

lusitânea disse...

Os ciganos aceitarão que uma das suas defensoras do BE se assimile e se submeta ao mesmo ritual?Se é que no BE existam virgens claro...