sexta-feira, julho 24, 2009

Angústias kosher


Pois a mim só uma coisa me intriga: os rins são ou não são acompanhados de certificados kosher? Bem, na medida em que a transcção seja supervisionada por um rabi, inclino-me pela afirmativa.

Mas, entretanto, aqui, surge uma complicação adicional. Transcrevo:
"Kidneys are generally considered non-kosher, as there is no way to get all the non-kosher blood out of them".
Ou seja, os rins do animal não podem ser comidos porque não é possível extrair deles todo o sangue impuro (não-kosher). Bem, não podem ser comidos, mas podem ser incorporados? Não irão, então, os resíduos de sangue do animal (ou goym, seu sinónimo) contaminar, conspurcar, ou de alguma forma poluir o ser eleito da raça superior?
Parece-me a mim, esta, uma questão terrível e, decerto, uma não menos lancinante angústia. O Talmud, depressa!...

Sem comentários: