domingo, fevereiro 08, 2009

O Pinóquio ou a Bruxa?





Eu sei que a memória é uma coisa chata, obsoleta e merecedora de público repúdio. Mas eu sou antiquado, desculpem lá.
Então, se bem me lembro, e corrijam-me se estiver enganado, este desastre que agora temos no (des)governo da nacinha, alcançou a maioria absoluta (a primeira em 30 anos de nhanhocracia) por obra e desgraça da catástrofe (supostamente de direita) precedente, onde, sublinhe-se e negrite-se, pontificavam, como cabeças de cartaz, Durão Barroso & Manuela Ferreira Leite (com o célebre discurso da tanga), Santana Lopes & Paulo Portas. Foi graças à excelente governação desta quadriga, em revezamento amblíope, que o Jota Sócrates ascendeu ao Olimpo.
Pois bem, nos próximos circos eleiçoeiros, quem são os adversários do Jota: Manuela Ferreira Leite e Paulo Portas (Durão não pode, porque está ocupado neste momento) para o executivo; Santana Lopes para a autarquia principal. Isto é fazer oposição? De modo algum. Isto, pura e simplesmente, é fazer de conta. Pior: é fazer de garantia à longevidade da actual administracinha da nação e administração da nacinha.
O cidadão comum, aquele que ainda se dá à penitência de despejar o papelinho na urna, acaba a deparar-se, necessariamente, com o seguinte - e arrepiante - dilema:
-Qual é preferível, um Primeiro-Ministro corrupto ou a Manuela Ferreira Leite a Primeiro-Ministro?
Entre o Pinóquio e a Bruxa, entre o bonifrate e a megera, não é muito difícil adivinhar para que lado se inclinará a balança. Deve ser muito gratificante - senão mesmo altamente moralizador- para o desastre nacional: ter como adversário a calamidade pública.
Sinceramente, isto já não é um país, é uma anedota.

Sem comentários: