Discutiam as "ordens" profissionais numa rádio qualquer. Suponho que era aquela particularmente asquerosa, com laivos e petulâncias de informativa. Como não percebo nada do assunto, agradecia que me iluminassem. Deixo, para o efeito, apenas algumas questões que me intrigam:
a) Aquilo das "ordens" tem alguma coisa a ver com herança, reminiscência ou remodelação de fachada das corporações do antigamente?
b) Em caso afirmativo, e não quero com isto tecer qualquer juízo de valor, podemos então considerar que as ditas "profissões liberais" são reguladas por um preceito e enquadramento "fascistas"? (
c) Existe alguma semelhança entre o Bastonário duma ordem e o Padrinho duma mafia?
d) Apercebi-me que existe um ror de ordens, flanando sobre as profissões mais assombrosas. Porque é que as calistas e esteticistas não têm ordem? Ou as cabeleireiras? Ou os lavadores de automóveis? Os os operadores especializados da recolha do lixo (vulgo almeidas)? Ou os açougueiros e magarefes gourmet? Ou os astrólogos, cartomantes e videntes autorizados (enfim, os Rogeiros, Milhazes e mentirosos compulsivos desta vida)? E os LGTBQI+Não sei Q profissionais? -Quando é que têm ordem? E os cangalheiros, funerários e tanato-tratadores, não merecem uma ordem? Quer dizer, há profissões mais dignas e mimosas que outras? Isso é respeitar a Constituição e o princípio da igualdade entre todos os cidadãos? E os futebolistas, contentam-se com a porcaria dum sindicato? E os toureiros? E as peixeiras, varinas e operadoras de mercado? E as hospedeiras de bordo - não são gente com direito a ordem? E os campinos? E os proxenetas e outros agentes artísticos devidamente legalizados e inscritos nas Finanças? E os limpa-chaminés, não existem?... Francamente!...
9 comentários:
Leia Sebastião Ribeiro.
E já que aborda a questão das Ordens, já pensou em criar a Ordem do Dragoscópio?
A maior Ordem da terreola é a Ordem Zé Povinho,ó despois há o Ministério Público e prontx..seguidamente os funconários de supermercado vulgo Bófia e...tudes iste é xuxa tudes istes semos fado.
Cá na terreola atigamente eram os islamitas agora já não,são os ismaelitas...zogaria soma e segue...aqueles pugramas da TSF do trio maravilha;zogaria,ismaelitismo e cristianismo é demais...são todes a pulir a Tora...pra tora que os pariu! Porque nestes pugramas nunca convidam um ateu? A sista Lucy dos pastorinhos era demais,não aguento!
Aquele viktor Orban a pulir as botas ao monhas tambêm...é que um gajo só vê Rogeiros no mundo,e um dos generos musicais que o gajo gostava era Folk russo...
Basilio el Xuxalhote
Se o governo fosse mais pro-activo já tinha exigido a criação de uma ordem dos bloguistas, e as plataformas da internet só podiam publicar blogs de bloguistas ordenhados, sob pena de a opinião pública ser infectada por ideias não avalizadas pelo regime.
Quem mijar fora do penico terá de se reduzir a escrever comentários em sites que ainda não tenham sido calafetados pela grande muralha sanitária contra a desinformação.
É para vosso bem, podem confiar.
«E já que aborda a questão das Ordens, já pensou em criar a Ordem do Dragoscópio?»
Já. Com condecorações, comendas, medalhas de mérito e tudo!...
As ordens em PT são uma máfia autêntica.
O retrato da degradação ética e moral da sociedade.
Então terá de escolher um edifício em condições para instalar a Ordem do Dragoscópio, sem esquecer o restaurante e bar - gerido por um Prigozhin português -, uma biblioteca, e mulheres bonitas para todo o serviço.
...uma biblioteca, um auditório, uma carreira de tiro, um ringue de boxe e ucranianas em abundância. Está bom assim?
Está óptimo, divirta-se no ringue de boxe e deixe o resto para mim.
"A nova lei das ordens profissionais, que elimina as restrições de acesso à actividade, só foi aprovada por uma razão maternal. As ordens são de profissionais que o Conselho de Ministros despreza, como advogados, psicólogos e médicos veterinários. Se houvesse ordens para as profissões verdadeiramente estimadas — calistas, cabeleireiras e até astrólogos e videntes (como o Professor Bambo, o Nuno Rogeiro, o José Milhazes e o Marques Mendes) — seria mais difícil ter aprovado este diploma. E então se houvesse, como defendo, uma Ordem das Prostitutas, queria ver a coragem dos ministros. Uma mãe impõe sempre respeito."
Bruno Santos
Enviar um comentário