quinta-feira, agosto 11, 2022

Os Sioux até eram Homéricos




 «A América é um país que saltou do barbarismo para a decadência sem passar pela civilização.»

                                                                                                                 John O'Hara

 Há muito de comum entre a América e África: nunca se chegaram, por assim dizer, a europeizar. Em todo o caso, há uma certa injustiça no aforismo. Em boa verdade, a América até era civilizada... Até à chegada dos colonos europeus.

3 comentários:

Vivendi disse...

O problema nem foram os colonos europeus mas os ratos que seguiram juntos nos navios... com o sistema financeiro... condenado por Jesus Cristo há 2000 anos atrás...

Vivendi disse...

E sendo os EUA a "tocha" da democracia e da liberdade, fica esta charada:

Democracia é onde o povo governa.
Banqueiro é povo?

Vivendi disse...

"Cresce nos EUA o receio de um confronto violento (eles evitam a expressão guerra civil) entre os partidários de Trump e os never-Trumpers.
Há no entanto muitos americanos convictos que esse confronto violento já está em progresso e nada poderá detê-lo.
Os conservadores de uma forma geral, sejam Trumpistas ou não, acham que estão em perigo e que Donald é apenas a prova que nenhum deles está a salvo. Exigem o desfinanciamento do FBI e a investigação de seus chefes.
Os never-trumpers, democratas ou não, vêm nisso mais uma tentativa de golpe, já que consideram o FBI uma instituição destinada a proteger a Federação dos governadores Estatais, que - acham eles, e será verdade nalguns casos, mas não apenas de governadores Republicanos - tendem a expandir seus poderes, desafiando a União.
Se essa convicção de ''já lá estamos'' alastrar, uns e outros sentir-se-ão compelidos a agir pois quanto mais tarde o fizerem - receiam eles - pior será a situação para o seu lado.
Com a proximidade das eleições intermédias - para o Congresso e o Senado - que ocorrerão em novembro, o ''clima'' tenderá a aquecer. Muitos never-Trumpers exigem a sua prisão e avisam que se ela não acontecer, isso será prova que os EUA já não conseguem punir a insurreição nem o seu cabecilha.
Pelo contrário, os conservadores avisam que se tal prisão acontecer isso será um claro sinal que as instituições dos EUA que deveriam ser neutras, estão altamente partidarizadas, já nem nem Hillary Clinton (que violou leis federais no caso dos e-mails, não só na escolha do servidor mas no ''apaganço'' geral dos ditos) nem Hunter Biden ( que também violou várias leis federais) não foram alvo de nenhuma busca por parte do FBI.
Cereja no topo do bolo: o juíz que assinou o mandato de busca em Mar-a-Lago foi advogado de Epstein o que ressuscita o fantasma dos ''democratas pedófilos encobertos pelas agências e pelo sistema de justiça.
Receia-se que qualquer incidente possa deitar mais gasolina na fogueira, num país onde há mais armas de fogo na posse dos cidadãos, do que a população inteira dos EUA.
Com os ''pormenores'' adicionais da inflação, aumento do preço dos combustíveis e a escassez alimentar, vão viver-se dias muito quentes nos EUA. E falta saber se em novembro os resultados eleitorais serão aceites pelo lado anunciado como perdedor."