quinta-feira, janeiro 08, 2015

O Demo-fascismo

«Por outro lado, é necessário evitar que a Revolução fascista ponha tudo em jogo. Temos que conservar alguns pontos firmes, sólidos, a fim de não dar ao povo a impressão de que tudo é abalado, que tudo deve recomeçar; porque então à onda de entusiasmo do primeiro momento poderia suceder a onda de pânico do segundo e talvez ondas sucessivas capazes de subverter a primeira. Assim, as coisas ficam claras: - trata-se de demolir toda a estrutura social-democrática!
Teremos um estado que faça este simples raciocínio: "O Estado não representa um partido, representa a colectividade nacional, abrange tudo, supera tudo, protege tudo e procederá contra todo aquele que atentar contra a sua soberania imprescritível".
(...)
Toda a armadura do Estado desaba como um cenário gasto de opereta, quando não existe a consciência íntima dum dever ou duma missão a cumprir. Esta a razão porque queremos despojar o Estado de todos os seus atributos económicos. [Basta de Estado ferroviário, de Estado telégrafo-postal, de estado segurador! estamos fartos dum Estado que, exercendo as suas funções à custa das despesas de todos os contribuintes italianos, agrava assim o esgotamento das exaustas finanças do Estado! ficar-lhe-á a polícia, que protege os homens bons dos atentados, dos ladrões e dos delinquentes; ficar-lhe-á a educação das novas gerações; ficar-lhe-á o exército, que há-de garantir a inviabilidade da Pátria, e, finalmente, a política externa.»
            - Benito Mussolini

Aí tendes, ó almas cândidas: fascismo à séria, pela voz do seu principal protagonista. Agora, se não for pedir muito, convido-vos ao seguinte exerciciozinho: Substituam apenas três palavrinhas no texto acima - "fascista", "nacional" e "pátria"; respectivamente por "democrática", "global" e "Mercado". E verifiquem se o texto continua a fazer algum sentido. E, melhor ainda, se retrata alguma região ou patologia actuais do vosso esplêndido planeta.


PS - Qualquer semelhança  com o ogrezinho à solta, fruto da herpetogamia entre a pulhítica neo-conas e a economínia neo-liberal não é pura coincidência. 

5 comentários:

zazie disse...

Incrível como o direito e as avessas se misturam.

Há é que alterar a educação pela deseducação do povo e a protecção aos bons ladrões- os de colarinho.

muja disse...

O que significa "herpetogamia"?

dragão disse...

Significa "matrimónio entre répteis". Não adianta procurar no dicionário. Há palavras que irrompem pela primeira vez aqui.

zazie disse...

":O)))))))

Anónimo disse...

Muito boa análise, sensibilidade, visão da humanidade.
eao