sábado, fevereiro 04, 2023

A Melodia do gatilho





 Autodenominam-se "Os músicos". São, muito provavelmente, a melhor tropa de choque do planeta, à presente data. De longe. Tive uns vislumbres do seu tipo de instrução, com munição real desde o primeiro dia, e ocorreu-me uma certa semelhança aos "comandos" portugueses da era colonial. Fico nostálgico, sempre que deparo com estas irrupções homéricas intempestivas. Até do meu curso, e garanto-vos que não é nada que deixe muitas saudades, especialmente a "prova de choque", ou "zero", como se dizia antigamente. Estou a falar, como já devem, ter adivinhado, do famoso (famigerado para os coninhas e neo-coninhas) "Grupo Wagner" PMC. O PMC é só fachada. É tentar equiparar os Wagner àqueles excrementos da Blackwater/Academy e quejandos anglo-excursionistas de aluguer. O Wagner é um caso à parte. Sui generis, como sói dizer-se. Estão para o gatilho um pouco como o Robert Fripp está para a guitarra eléctrica. Há ali qualquer coisa que remonta à nobre tradição da antiga Legião Estrangeira. Mercenários é apenas o acessório, a essência é outra. Marcham ao som duma música que só eles escutam. Estritos PMCs jamais combateriam assim. Nem quaisquer tropas meramente mercenárias, como, de resto, documenta a História universal, sem excepção.

Prigozhin, o maestro-em-chefe, é um tipo com, pelo menos, duas virtudes raras e louváveis: tem-los no sítio; cumulados dum sentido de humor implacável. Na carta aberta a anão Zelicoso:


Já na carta aberta à Casa Branca, a propósito do Wagner ter sido declarado organização terrorista porque sim, escreveu mais laconicamente:

"Dear Mr. Kirby,

Could you please clarify what crime was committed by PMC Wagner?"

1 comentário:

Vivendi disse...

"Os americanos andam aos balões, já são dois, pelo menos, os balões espiões que sobrevoam os USA e obtém informação, fotografam, gravam, o mais engraçado é que os tão avançados tecnologicamente USA não podem fazer nada, não os conseguem abater, porque estão a uma altitude que nenhuma arma lhes chega.
Dizem que são balões chineses, os chineses desmentem, podem até ser balões russos, ninguém o ousa afirmar, podem até ser americanos, ninguém sabe.
Tem piada os norte-americanos estarem chateados, quando eles próprios espiam sem nenhum escrúpulo todos os países que lhes interessa.
Vão apanhar balões! Se puderem."

CF