sexta-feira, fevereiro 10, 2017

Feed their Frankenstein

«The U.S. government’s multi-billion-dollar effort to counter narcotics in Afghanistan is a humiliating failure that’s resulted in a huge increase in poppy cultivation and opium production. Despite the free-flow of American tax dollars to combat the crisis, opium production rose 43% in the Islamic nation, to an estimated 4,800 tons, and approximately 201,000 hectares of land are under poppy cultivation, representing a 10% increase in one year alone.»

Existem as notícias falsas (fake news, em dialecto bárbaro, ou barbaranhol)  e existem, por outro lado, as notícias invertidas (ou meramente equívocas), como é o caso em epígrafe. Nele se enuncia, com alguma angústia, que o investimento de vários biliões de dólares por parte do Império Americórnio (ou Impropério Global) foi um clamoroso falhanço. Não foi. Bem pelo contrário, foi um mui consequente êxito. Seria um desastre se eles tivessem, de facto, investido no combate. Mas já todos sabemos como funciona a semântica da propaganga improperial: "Combate", na retórica, significa, na realidade, o seu contrário, ou seja, apoio, catalisação, patrocínio. Por conseguinte, tratou-se dum formidável triunfo. A produção da preciosa mercadoria aumentou em 43%; e a área cultivada cresceu em cerca de 10%. Presume-se que, assim, no geral, houve igualmente um aumento galopante da produtividade laboral (ao qual a introdução de métodos mecanizados e maquinaria moderna não deve ser alheia). Este enorme aumento a montante (na produção) causará seguramente um exorbitante acréscimo nos lucros a jusante (na distribuição e retalho), que será, ainda assim, sempre escasso. Pois as despesas da CIA com guerras, guerrinhas e guerrilhas perpétuas, embrulhadas em revoluções e revolucinhas caleidoscópicas, constituem um sorvedouro insaciável de dinheiro. Sorvedouro, que digo eu, um autêntico maëlstrom!...

O combate ao narcotráfico é exactamente igual ao combate ao terrorismo. Aliás, os lucros do primeiro servem para cobrir as despesas do segundo. Neste momento, o ISIS, segundo certos rumores, disponibiliza bolsas de 1000 USD/mensais a todo o voluntário-estudante disposto a ingressar nas vagas de "refugiados-migrantes" em digressão/estágio europeu.

E tudo isto já nem é segredo nenhum, ou sequer teoria da conspiração. É apenas o mundo a (dis)funcionar.

5 comentários:

Anónimo disse...

Os talibãs eram/são uma escumalha, não porque tratassem desumanamente as pessoas, mas porque quase acabaram com a produção de ópio.
Como sempre, o mestre labaredas acerta em cheio.

Anónimo disse...

A realidade nua e crua.

marina disse...

são as duas maiores indústrias actuais : as drogas duras e as armas. têm investigadores para descobrir e elaborar novas drogas , estratégias de divulgação , implemetação no mercado, tudinho como outra indústria qualquer. e assim clandestina dá dinheiro a rodos , para construir paletes de hóteis em lisboa , por exemplo , e ficar lavadinho.

Anónimo disse...

O Dragão qualquer dia acaba suicidado, como "suicidaram" o Michael Ruppert... cá se fazem, e eles não esquecem...

Phi

lusitânea disse...

Nós estamos a acompanhar a modernidade.Já se cultivam papoilas de ópio em dos locais alentejanos
Agora falta o haxixe para fazerem concorrência ao maior produtor mundial:Marrocos...