segunda-feira, janeiro 04, 2016

Radiografia dos Mercados - 3. Cálculo das Coincidências



Foi o mais duradouro presidente da Reserva Federal Americana. Tripudiou de 1987 até 2006. Estou a falar, obviamente, de Alan Greenspan. Segundo a Enciclopédia Britânica, "conheceu a novelista Ayn Rand, em 1952, adoptando  as taras da criaturinha no que respeita ao "esforço individual", egoísmo e capitalismo do deixa-andar".
O resultado  duma tão sublime impregnância veio à luz precisamente no ano de 2008, quando a portentosa bolha, a cavalo em várias mega-fraudes, se revelou em toda a sua bojosa  plenitude. Que a súbita aparição tenha coincidido com o monumental estoiro apenas atesta daquela máxima que jamais desliga a bela do senão 
Entretanto, dois instrumentos terão sido determinantes no fabrico do balão inflacionado: taxas de juro, estúpida e sistematicamente, baixas (implementadas por Greenspan), desregulação da indústria financeira (só o título "indústria financeira" é todo um programa de "produção de unicórnios coloridos"), advogada e sancionada pelo mesmo Greenspan.

Todavia, nem tudo são tristezas. Se o Casino (ou a gravidez histérica do Alan com a Ayn) rebentou estrepitosamente e o mundo ainda hoje padece as consequências de tão inefável aleijão (e não se sabe exactamente nem quando ou como vai acabar), também houve quem ganhasse à brava com o prodígio. Por exemplo, o Fundo de Investimento Paulson & Co.  Gerido por um tal John Paulson. Que sacou 3.7 mil milhões de lucro líquido no ano de 2007. À pala do descalabro dos subprimes e derivados.  Ou melhor: de certa forma, apostou que a bolha rebentava.  O que não era difícil de todo (eu próprio, e não sou vidente no assunto, ou astrólogo cartomante de Harvard, já desde 2005 o vinha antecipando, de tal modo bradava ao céu).
E não esteve sózinho no jackpot, o tal  Paulson. Nestas ordenhadelas da fortuna, há sempre uma confraria socialista. ..ou matilha oportuna à bica da partilha dos despojos, se não quisermos estar com eufemismos. Cito apenas o restante pódio dos que mais se safaram. E a medalha de prata vai para, adivinhem...  George Soros, ao leme do seu Soros Fund management. Empochou qualquer coisa como 2.9 mil milhões de dólares. E, por fim, a medalha de bronze, ficou com outro Fundo, o Renaissance Technologies, de Jim Simon, que apenas alcançou os 2.8 mil milhões de dólares.

O facto de tanto Greenspan (Grünspa, de seu nome original), como Paulson, Soros ou Simon serem de origem judaica apenas atesta dessa mescla difusa de jeito peculiar (com assento no u) e coincidência com que, não raramente, deparamos nestes meandros.
Mas coincidência, mesmo, foi o facto de Greenspan, retirado  da Presidência da reserva federal, ter sido contratado como conselheiro pelo Fundo Paulson & Co. Ou uma forma expedita de receber os direitos de autor?

Moral da história: Livres, os mercados? Tal qual as pessoas.

29 comentários:

V disse...

"... serem de origem judaica apenas atesta dessa mescla difusa de jeito peculiar (com assento no u) e coincidência com que, não raramente, deparamos nestes meandros."

Conincidência? Ou antes o pedegree de canalha e mafioso profissional?
Eles estão todos bem feitinhos uns com os outros.

Deus? Religião? É mas é o car....! Só se for a religião dum cornudo.

E que vítimas que eles são.
Vítimas mas é o car....!

Vivendi disse...

Antes dele era um judeu e depois dele agora é uma judeu (mulher).

O FED, FEDE.

E vem aí novo estouro. Coming Soon.



Anónimo disse...

Muito bom, com o seu nível a que nos habituou (mal).

Há um artigo de Pedro Arroja sobre economistas célebres (só passou a haver economistas a seguir à Ia G-Guerra). Ele afirma que eram judeus e um cristão "envergonhado". Aí vai:

A figura mais representativa do socialismo é Karl Marx que era judeu. E qual é a mensagem principal do marxismo? É a luta de classes, pôr as pessoas umas contra as outras — os explorados contra os exploradores — em última instância pôr a comunidade toda à pancada, destruir a comunidade.
As figuras mais representativas do liberalismo moderno são Ludwig von Mises, Friedman, Ayn Rand, Murray Rothbard e Hayek — todos judeus excepto Hayek que, tendo toda a vida escondido o seu catolicismo afirmou, por vezes, que tinha na família uma costela judaica. Qual é a ideia central do liberalismo? Pôr as pessoas todas em competição umas com as outras.
O socialismo torna as pessoas inimigas, o liberalismo torna as concorrentes e adversárias. O efeito final é o mesmo: enfraquecer a comunidade e, no limite, destruir a comunidade.
E quais eram as comunidades em que estes homens viveram? Eram comunidades cristãs: Marx na Alemanha, von Mises na Áustria e nos EUA, Friedman e Rothbard nos EUA, Hayek na Austria, Inglaterra, EUA e mais tarde na Alemanha. Ayn Rand, tendo nascido na Rússia, viveu a sua vida adulta nos EUA.
Enfim judeus a advogarem ideias que, se postas em prática enfraquecem e, no limite, destroem comunidades cristãs. Dá que pensar.


Acho giro, engraçado.

Cumprimenta

Anónimo disse...

Inteligente análise crítica sobre o pensamento e obra dos economistas citados, da autoria do Prof. Pedro Arroja. Parabéns a ele e quem aqui o reproduziu.
Maria

Anónimo disse...

Leia-se "... citados, neste excelente artigo do Prof. Pedro Arroja. Parabéns ao seu autor e a quem aqui o reproduziu".
Maria

Anónimo disse...

Quem é que espalhou os segredos atómicos , como por exemplo os planos da bomba A entregues à união soviética de estaline? Os mesmos que agora arriscam uma guerra para evitar a qualquer custo que o irão disponha dessas armas. Mas já a coreia do norte, essa pode "andar à vontade".

Quem é que são os maiores defensores da "diversidade" na terra dos outros mas são essencialmente contra a mesma em israel?

Quem é que se diz de esquerda ("democrátcia" claro), mas acham os eua o máximo e não compreendem porque há uma esquerda anti-americana? Excepto claro os que pululam no psd e pasme-se ainda mais no cds (porque simplesmente não podem): Business as usual.

Quem é que defende a miscigenação dos outros mas discrimina e persegue os seus se a fizerem?


Quem é que faz propaganda papagueada a israel, mas não vai para lá viver?
Pista:
Quantos desta mafia é que conhecem que vivam mal e não tenham um bom taxinho, em bancos, universidades, empresas importantes ou de alguma forma não seja (bem) alimentado pela mafia?
Eu não conheço um único.



A culpa é de quem? Essencialmente dos cristolas das cruzes.

Pior(?) do que a práctica do "acolhimento" e da "conversão" espalhada pela "envangeização" cristólicas e inquisição cartólicas, só mesmo ou o trotsquismo ou o capitalismo selvagem.



La dizia um tal de Muja a um tal de Antónimo:
-Nós é que somos as bestas,... até ver.

Anónimo disse...

tachinho, tachinho...

V disse...

"...mil milhões de dólares..."

Para conseguirem atingir estas quantias têm der ter quem os financie em pelo menos dezenas ou centenas de milhões de dólares para a especulação.
Onde vão desencantar esse dinheiro? Aos bancos pois claro.


"Quantos desta mafia é que conhecem que vivam mal e não tenham um bom taxinho,..."

Isto faz-me lembrar a relação Hospedeiro-Parasita.

Ricciardi disse...

O pessoal com ascendencia asiática lideram os ganhos. Os de ascendência cristã e judaica vem logo a seguir apartir do terceiro lugar. O pessoal apontado no post não são, nem de longe nem de perto, os maiores.
.
Vou ajudar o dragao, embutido naquele espírito natalicio. Então aqui vai:
As oito maiores empresas financeiras dos EUA (JP Morgan, Wells Fargo, Bank of America, Citigroup, Goldman Sachs, EUA Bancorp, Bank of New York Mellon e Morgan Stanley) são 100% controladas por dez accionistas e há quatro empresas (accionistas daqueles) sempre presentes em todas as decisões: BlackRock, State Street, Vanguard e Fidelity.
.
Eis as empresas na america controladas por este grupo de quatro empresas (as europeias controladas pelas quatro deixarei para outra altura):
.
Alcoa Inc.

Altria Group Inc.

American International Group Inc.

AT&T Inc.

Boeing Co.

Caterpillar Inc.

Coca-Cola Co.

DuPont & Co.

Exxon Mobil Corp.

General Electric Co.

General Motors Corporation

Hewlett-Packard Co.

Home Depot Inc.

Honeywell International Inc.

Intel Corp.

International Business Machines Corp.

Johnson & Johnson

JP Morgan Chase & Co.

McDonald’s Corp.

Merck & Co. Inc.

Microsoft Corp.

3M Co.

Pfizer Inc.

Procter & Gamble Co.

United Technologies Corp.

Verizon Communications Inc.

Wal-Mart Stores Inc.

Time Warner

Walt Disney

Viacom

Rupert Murdoch’s News Corporation.,

CBS Corporation

NBC Universal
.
Rb

Josand disse...

Ao cuidado do Euro2Cent, o que me tem a dizer sobre esta "tirada" e sobre os efeitos perversos da mesma?

"O direito da liberdade é de fazer aquilo que a lei não proíbe: qualquer homem pode fazer tudo o que quiser uma vez que não ofenda a lei, e se isto não é permitido não há homem livre."

Manuel Fernandes Tomás

Diário das Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, n.º 86, 22 de maio de 1821, p. 978-979.

Ricciardi disse...

Quanto a coincidencias e ascendencias dizer que não se trata de coincidência alguma. É a verdade, e a verdade não se esconde por trás de conspiracoezinhas. É o que é. Sem mais. É como escrever a palavra 'coincidencia' ao facto dos prémios Nobel serem atribuídos com maior preponderância a pessoal de ascendência judaica. Há coisas onde não há coincidência alguma. São factos.
.
1)Nos prémios Nobel a explicação tem muito a ver com a prioridade que a Educação tem nas famílias judaicas, naquela lógica que nortea os judeus há muito tempo: o conhecimento como arma defensiva.
.
2)A liderança na Finança por pessoal de ascendência judaica é apenas a suprema ironia da historia ou de Deus talvez. Eu acho que é mais a segunda hipótese. Proibiram durante tanto tempo os judeus de exercerem profissoes comuns que acabaram por liderar aquelas onde lhes foi permitido exercer. Especializaram-se nos ofícios da Finança, impostos, economia, comércio financeiro.
.
Até o nosso bom cristão fundador de Portugal, Dom Afonso Henriques, se socorreu dum judeu para liderar a pasta das finanças do reino. Sim, o nosso primeiro ministro das finanças era judeu. Whatelse?
.
Rb

Anónimo disse...

Ricci, ao ler isto, lembrei-me de ti!

http://lifestyle.publico.pt/noticias/356931_dispositivo-intravaginal-permite-ao-bebe-ouvir-musica-dentro-do-utero

Ainda não sei porquê...

Anónimo disse...

O Afonso Henriques sofria de uma superstição cristâ em que tudo o que tinha a ver manipulação de bens era indígno. E as finanças acabavam muitas vezes por cair em mãos especialistas nas "artes" da usura. Jamais estas "mãos" teriam fidelidade a portugal ou outro povo qualquer, só à sua "religião".

1)... e especialmente a apropriação das ideias e méritos dos outros quando se encontram numa posição priveligiada. (com conhecimento de casos bem concretos).

Os priveligiados financeiramente terão sempre acesso à melhor educação e depois aos melhores lugares, prepetuando a protecção da pandilha.
As escolas católicas e privadas estão cheias de "especiais".

Quem tem mais dinheiro, tem também o acesso aos avanços e frequentemente compra e apropria-se do mérito que deveria ser atribuido a outros.

Comparar uma mafia milenar organizada que se dedicou a causar destruição para seu benefício com os asiáticos que enriqueceram com o "boom" económico dos seus países é absurdo e obviamente desonesto. Mas outra coisa não seria de esperar.

Anónimo disse...

dedicou e dedica.

Vivendi disse...

2 imagens:

Cada 1 fala por si.

1:

http://i.stack.imgur.com/PPhcg.jpg

2:

https://bicaflor.files.wordpress.com/2013/03/screen-shot-2013-03-22-at-5-07-17-pm.png

Anónimo disse...

Na verdade prémios nobel, têm o valor que têm: Política a manipulação.
Basta analisar quem ganha, as justificações e comparar com os concorrentes directos que não ganham.
Apenas mais uma manipulação mediática, num vasto conjunto.

Eis só uma pequena achega:

http://in.rbth.com/blogs/2013/10/15/behind_the_scenes_in_the_bizarre_world_of_the_nobel_prize_30141


A institucionalização torna qualquer objecto permiável à fraude e manipulação.

Antes de se institucionalizar a ciência e o conhecimento humano, quantos judeus foram grandes cientistas e estão nas fundações do conhecimento humano? ZERO!
Todos cristãos (ou de credos não biblicos), e numa época em que a ciência era para a cristandade uma obra do diabo!

A fraude mais conhecida é o famoso einstein que trabalhou nas patentes e que passa hoje em dia por ser o expoente da genialidade científica. Assim como cristo é deus.

A coisa é de tal forma que quando os Romanos chegaram à judeia, foi a única altura em que a região progrediu nas condições de vida, ciência e cultura em milhares de anos.

Os judeus têm uma tara especial, que vêm das suas auto-eleições patéticas:
o auto-julgamento de intelectualidade superior e predominância intelectual.

Ricciardi disse...

Caro anónimo deixo-lhe alguns exemplos de bons portugueses de ascendência judaica anteriores à 'institucionalização das ciencias':

Cientistas

Amato Lusitano - médico e escritor
Garcia de Orta - médico e naturalista
Jacob Rodrigues Pereira - pedagogo e investigador
António Nunes Ribeiro Sanches - médico, cientista e pedagogo
Abraão Zacuto - cartógrafo
Jacob de Castro Sarmento - médico
Abraham Pais - cientista e escritor
Francisco Sanches - médico e filósofo.
José Vizinho - cosmógrafo e cientista

Economistas e empresários

Isaac de Pinto - economista e financeiro
David Ricardo - economistas
Joseph Salvador - mercador
Luis de Torres - explorador
Gracia Mendes - banqueira, diplomata
Joseph Nassi - banqueiro, diplomata, duque de Naxos
Dante Gonçalves Domingues - economista
.
Yahia Ben Yahia - rabino, ministro das Finanças do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques
.
Filósofos

Uriel Acosta - filósofo
Baruch de Espinoza - filósofo
.
De resto, meu caro, o primeiro ( e talvez único) cristão ao cimo da Terra era judeu e morreu há dois mil anos. E nao, não consta que tivesse uma 'tara especial', muito menos que a Sua 'predominância intelectual' não fosse inteiramente merecida.
.
Rb

Ricciardi disse...

Quanto a Einstein, meu, o tipo foi um génio inegualável. Um filho da puta dum génio que me parece inspirado por forças superiores. Alienígenas ou o qualquer coisa no género.
.
O moço intui cenas que não podia demonstrar na altura por insuficiência tecnológica e, pasme-se, ainda hoje é fonte de investigação científica. Deve ter sido o maior pensador do mundo da física abstracta que houve.
.
E sim, apesar da generalidade do moço, é evidente que bebeu informação doutros génios anteriores e contemporâneos. O moço não é Deus, não é?
.
Rb

marina disse...

foi , foi , inspiradissimo . Nagasaki que diga por quem foi inspirado , por exemplo...
marxs dividiu a humanidade inteira porque leu a realidade com oculos de judeu : uns exploradores
freud , um tarado judeu que pos todo o mundo a achar que eh tarado

dos economistas judeus nm se fala : o caos eh obra deles , sempre a pensar como usurar..

sei lah , aposto que por cada judeu premiado ha toda uma bula de efeitos secundarios gravissimos :)

Ricciardi disse...

Malta com elevada inteligência, em suma, oh marina. Efeitos secundários são produto de quem usa mal o conhecimento disponíbilizado.
.
Há sempre efeitos, seja do que for. Produzes o Bem e utilizam o que produzes para o Mal. Olha, a inquisição é a prova disso.
.
Rb

Ricciardi disse...

O inventor do dinamite foi o Alfred Nobel. Um sueco. Não creio que as bombas usadas desde então sejam responsibilidade da genealidade do homem.
.
Os chineses inventaram a pólvora, pelo que me parece que judeus ou cristão que a metam numa bala sejam inocentes.
.
O judeu Einstein inventou a energia nuclear, mas foi um cristão que a usou como bomba sobre Nagasaki.
.
Cristo inventou um mandamento novo-amai-vos uns aos outros...-, mas foi em nome de Cristo que se produziram as maiores barbaridades na história.
.
Estás a ver a coisa?
Rb

marina disse...

efeitos secundários não são efeitos de quem usa mal , resultam do uso "normal" , tipo usa-se cortisona para reumático e fica-se diabético e inchado que nem um balão..os tipos da cortisona ganharam um nobel e lixaram muita gente antes de conseguirem uma posologia menos má, que má é sempre , muito melhor a cannabis para a artrite :) tem de fazer é as contas custos benefícios e no Einstein eu já as fiz : 300 toneladas de água radioactiva por dia durante meses entraram no pacifico à conta de Fukushima ; ora , um génio que me destrói o habitat não me interessa para nada.

Anónimo disse...

Caro Dragão, conhece esta história, ou é apenas uma treta conspiratória?

http://profundaescuridao.blogspot.pt/2015/10/brave-heart-1-parte-cxxv.html
http://profundaescuridao.blogspot.pt/2015/10/brave-heart-2-parte-cxxvi.html

É que a ser verdade, deveria-se intuir quem beneficia com a coisa.

Phi

marina disse...

fui ler . é provável .

e neste trecho se prova que a ciência está nas mãos do "povo escolhido":

"Hoje em dia os cientistas são pagos para provar aquilo que a empresa quer. E seja qual for o tipo de ciência, tudo está comprado e corrupto até ao tutano."

;) ;) ;)

Anónimo disse...

Estória, iça... 50 chibatadas, só as meninas é que as podem dar!

Euro2cent disse...

> Ao cuidado do Euro2Cent, o que me tem a dizer sobre esta "tirada" e sobre os efeitos perversos da mesma?

> "O direito da liberdade é de fazer aquilo que a lei não proíbe: qualquer homem pode fazer tudo o que quiser uma vez que não ofenda a lei, e se isto não é permitido não há homem livre."

Não tenho muito a dizer, por falta de conhecimentos de história, mas aprecio e agradeço a citação. Na minha ignorância, parece-me a habitual finta do assaltante do bem comum. Era uma pessoa honesta?

Anónimo disse...

"Caro anónimo deixo-lhe alguns exemplos de bons portugueses de ascendência judaica anteriores à 'institucionalização das ciencias':"

Não consegue melhor que esta trampa totalmente desconhecida que não produziu obra nenhuma?

Médicos, curandeiros e escrivas sempre existiram em todo o lado.

Quanto ao cristo, estou de acordo foi o único cristão que que existiu. Mas de resto pouco importa pois não alinho em seitas vindas de livros (bíblia) elaborado por gente doente da cabeça, os tais que se acham o máximo da "intelectualidade".

O einstein é uma farsa. A relatividade era uma construção matemática que já existia e o que lhe é atribuido foi o trabalho que ele nunca fez mas feito por outros. Mas é assim que voçês criam os vossos "génios", são fraudes baseados na usura e propaganda.

" O moço intui cenas que não podia demonstrar na altura por insuficiência tecnológica e, pasme-se, ainda hoje é fonte de investigação científica. Deve ter sido o maior pensador do mundo da física abstracta que houve."

Ahh, em geral chama-se a isso consquências de uma teoria.
Já para não falar nos vários disparates que cometeu.

"O judeu Einstein inventou a energia nuclear, mas foi um cristão que a usou como bomba sobre Nagasaki."

Afirmação falsa. O quê? foram os cristãos que te salvaram o couro?

"Cristo inventou um mandamento novo-amai-vos uns aos outros...-, mas foi em nome de Cristo que se produziram as maiores barbaridades na história."

Estamos a falar do mesmo que vocês forçaram os romanos a crucificar?

E falando de barbaridades, a vossa quota-parte consegue ser pior (eu sei que é díficil). Eles directamente (por estupidez e ignorância) na idade média aos milhares, vocês por entrepostos depois da idade média (por filha-da-putice) aos milhões.

Anónimo disse...

Enriquecer brutalmente à custa da desgraça alheia é absolutamente vergonhoso.
Não deve haver qualquer tolerância em relação a isto.
É apenas uma questão de decência.


O Rb fala nos orientais que ameaçam controlar o ocidente?
Mas afinal quem é que lhes abriu a porta? Diga lá, diga.
O seu problema é que tomam as posições que antes eram dos judeus é isso?

JJB

dragão disse...

Phi,

Actualmente, as maiores "teorias da conspiração" são as verdades oficiais bombadas pelos media. Oscilam geralmente entre o Papão e os gambosinos.
Portanto, só por si, legitimam qualquer delírio concorrente.

Quanto a essa história das maquinações das farmacêuticas, o que refere é possível. Pior ainda: é plausível.
Os carteis de droga legal são dos clusters mais mafiosos do planeta. Pessoalmente, fujo de médicos, hospitais e farmácias como o diabo da cruz.