sexta-feira, janeiro 15, 2016

Inquérito (ou sondagem, se preferirem)

Um pequeno e simples inquérito aos leitores, bem a propósito:

- Qual acha que é o resultado que vai ter mais impacto no futuro de todos nós ("portugueses") ?

a) O das eleições para a presidência da república Portuguesa .

b) O das eleições para a presidência da república norte-americana


12 comentários:

Anónimo disse...

Ambas irrelevantes. As de Israel já tiveram lugar.

Zé Kalanga

Vivendi disse...

b)

Entenda o porquê:

Os juros dos Treasuries de 10 anos (em dólar), desde 1980. O segundo preço mais importante do mundo (o primeiro são os juros em dólar de curto prazo).

Os juros parecem estar se extinguindo (os juros de 10 anos estão novamente abaixo de 2% ao ano). Desde 2000 está havendo uma interação entre a) cenário econômico frágil (tendência de queda de juros), e quando o mercado acionário inevitavelmente cai, b) injeções maciças de moeda (tendência de queda de juros).

O ciclo para o fundo do poço é assim:

1) a economia patina devido à alavancagem excessiva e à heroína financeira do ciclo anterior, que, presentes em todos os cantos do sistema, mascara a real situação econômica.

2) a bolsa cai refletindo a situação econômica.

3) novas reduções do Fed Funds e/ou injeções adicionais de moeda para conter a crise e 'cumprir com a meta de pleno emprego'.

4) a bolsa sobe refletindo o efêmero efeito estimulador das injeções.

5) a produtividade (hoje menor, por conta do desgaste de 15 anos de heroína financeira) faz seu trabalho purificador e ajuda a desalavancar lenta e gradualmente o sistema.

6) aos primeiros sinais positivos da economia, o Fed imagina que pode interromper as injeções, MAS...

7) e 1) a economia patina devido à alavancagem excessiva e à heroína financeira do ciclo anterior, que mascara a real situação... (recomeça o ciclo).

Desde a crise de 2007/2008, a quantidade de dívida na economia mais que dobrou. O balanço dos bancos centrais mais que quadruplicou. Não há precedente para esta política de intervenções monetárias maciças em um cenário de baixo crescimento econômico e juros zero de curto prazo.

As questões relevantes são: os juros seguirão caminhando para a extinção? Os juros reais negativos podem subsistir por tempo longo? A Lei de Stein: se algo não pode continuar indefinidamente, eventualmente parará.

Hoje 20 instituições financeiras detém 70% dos bonds existentes. Quem será comprador caso haja uma reversão da queda de juros? Lembre-se: ao contrário de um cenário com bolsa em queda, em que algumas ações podem eventualmente subir, em um cenário de juros em alta, TODOS os bonds caem de preço. Os bancos certamente não serão a ponta compradora neste cenário.

Vem aí a crise de abstinência monetária? Ou o Fed consegue retomar um ciclo adicional? Em que ciclo chegará a hora da verdade?

Vivendi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vivendi disse...

Quanto ao a)

Venham mais 5.
1 presidente + 4 reformados ex-presidentes...

Quem ainda se dá ao trabalho de ir votar é pois um grande merdocrata.

Espanha gasta 9 milhões anuais com a casa real numa população de 40 M, por cá para sustentar a brincadeira já não chegam 15 milhões anuais numa população de 10 M.

E é claro que seja lá quem for o próximo presidente da república das bananas ele será totalmente incapaz de nos salvaguardar da 4a bancarrota quando a borboleta bater as asinhas.

muja disse...

Zé Kalanga já ganhou

dragão disse...

«Zé Kalanga já ganhou»

Bruxo. Enunciou a cripto-alínea c) .

Euro2cent disse...

> 15 milhões anuais

Por um D.Miguel ou um Salazar, era barato nem que fossem dez, ou cem vezes isso.

Infelizmente, não é assim que essa coisas funcionam, aliás é por esta lógica de merceeiro que estamos como estamos. ("A nation of shopkeepers", como disse o outro, mas lixou-se, que os vendedores de sabonetes são tramados.)

Quanto a presidentes, quem é que se interessa pela escolha de criados dos nossos donos? Francamente.

Anónimo disse...

O quê , eleições outra vez ?
Mas o posto nº 1 da hierarquia do Estado vai vagar ? Não sabia que o
J.Jesus tinha renunciado...

Vivendi disse...

Salazar foi tão baratinho, até tinha contador de luz na parte residencial do palacete para pagar a conta do seu próprio bolso.

D. Miguel já nasceu rico e a sua missão principal era pois cuidar bem do povo e assim conservar naturalmente o seu património. Teve azar e nós também em ter o irmão que teve.


Anónimo disse...

E lá repousa na sua discreta campa , sem pretensões a mordomias , penachos ou qq outras sinecuras , tal como viveu ! Tal e qual como os
nossos actuais "políticos "...

V disse...

Pois, há sempre o raio da cripto-alínea c), que só alguns vêm, mas nem por isso deixa de ser a mais importante.

Mas quanto à resposta directa à pergunta, é sem dúvida a b).
Podem contrapor que resultado final desta acabará por ser sempre o mesmo.
Sem dúvida, mas a diferença está no ritmo a que a desgraça chega.
Uns são mais lerdos que os outros.

Por cá no burgo, é sempre a mesma .erda, mas seria interessante ver um tal de Morais vencer. Dava mais animação à 'coisa'.

Anónimo disse...

A desgra¢a ja ca esta ... Quanto a Morais , sem duvida que e o unico decente , a questao e o que pods realmente fazer , dados os poderes de PR ! Nao sera mais util e relevante o papel que tem tido na denuncia e exposi¢ao publica da bandalheira ?