Um vislumbre da "escola pública" do amanhã:
Traduzindo: o Estado, depois de assumir as prerrogativas de Deus e da Pátria, abalança-se agora à substituição da Família. A Trilogia tradicional virou amálgama bur(r)ocrática. Universão globoscópica.
Era sobre tudo isto que profetizava a "Laranja Mecânica". O Totalitarismo laico e balalaico. A higienização social sob os augúrios da fantasia determinista da fabricação uniforme... de sociopatas.
Tenho um belo nome para tudo isto: Parafascismo.
Eu tenho um melhor: ISCTE.
ResponderEliminarIdeologia social para o controlo da tradição e do Estado
o futuro (fim) da humanidade será a sequência de 3 filmes: "Soilent Green" seguido de "THX 1138" terminando com "Planet of the Apes".
ResponderEliminarAo que chegam as pessoas em nome do higienismo compulsivo!
ResponderEliminarhttp://deverderesposta.blogspot.com
[Meu caro, faça-me lá a vontade, se achar que ainda vale a pena ... :)]
Respeitando todos os receios expressos devo dizer que acho saudável que se continue a tentar resolver os problemas das anteriores tentativas. Acho bem que o estado se responsabilize pela educação dos seus constituintes, acho bem que aprenda com os seus erros, acho bem que se auto-fiscalize, acho bem que se auto-avalie, acho mal o liberalismo aplicado à educação. Sim, sem parafascismo, é certo, mas que se tente...
ResponderEliminarComo a religião foi escorraçada da vida pública, o Estado passou também a desempenhar funções espirituais, educativas, de auxílio aos necessitados, etc. A partir daqui o erro será sempre o Estado não fazer mais e mais.
ResponderEliminarhttp://umjardimnodeserto.nireblog.com/
ResponderEliminarO Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley.
Bom texto. Não consegui, contudo, perceber o que significa "universão globoscópica". Não consigo referenciar a expressão.