quarta-feira, outubro 04, 2006

A Burogogia ou Aprender a aprender

Há agora uma disciplina no equivalente ao antigo Ciclo Preparatório que ministra a seguinte matéria: Aprender a aprender. Chamam-lhe "Estudo Acompanhado". Durante duas horas, a miudagem aprende a aprender. Calculo que um dia destes, quando o progresso for ainda maior e o país estiver ainda mais modernizado, há-de haver, pelo menos, mais duas horas, em que aprenderão a aprender a aprender. Porque não se compreende como é que eles poderão aprender devidamente a aprender se ninguém os ensinar previamente a aprender a aprender a aprender. E sem saberem como aprender a aprender a aprender como poderão eles aprender qualquer coisa, seja ela Matemática, Português ou Ciências da natureza?
Acabarão estúpidos e frustrados como eu. Porque, se bem que tenha aprendido na ponta da unha a Matemática, o Português e a História & Geografia, faltou-me o essencial: aprender a aprender. Como não aprendi a aprender, aprendi mal, aprendi coisa nenhuma, verti o líquido dos conhecimentos por um recipiente todo ele furado, se é que fundo algum tinha.
Na verdade, o que eu fiz à Matemática, ao Português, às Ciências e até à Moral & Religião, intriga-me hoje o que terá sido. Aprender é que não foi. Pois se ninguém se deu ao trabalho de me ensinar a aprender, como poderia eu ter aprendido o que quer que fosse? Quer dizer que, tecnicamente, sou um perfeito analfabeto - coisa que de resto eu já desconfiava e toda uma vida aos trambolhões certifica. Espanta-me até como raio consegui eu, sem ninguém me ensinar a aprender, logo de pequenino, aprender a andar e a falar. Dado que, por falta de mestre capacitado, não aprendi, só pode ter sido por milagre.
Agora digam que Deus não existe!...

9 comentários:

  1. ahahaha

    mas o que é que tu pensas que são os cursos de formadores?

    ahahaha

    um grande negócio para ignorantes que aprenderam a aprender a aprender e agora ensinam a aprender a aprender

    ":O))))

    E não os podemos exterminar

    ResponderEliminar
  2. e esqueci-me dos que estão um pouco mais acima e diregem as famosas escolas onde se aprendem estas técnicas de aprendizagem circular.

    E depois ainda existem os clãs dos bem aprendidos que se infiltram nas outras universidades para divulgarem as tais artes de aprendizagem. Já para não falar nos que se reformam e vão para o Ministério.

    ResponderEliminar
  3. Não gozem. Isto é fodido. Estou desmoralizado. :O(
    Eu julgava que sabia que nada sabia. Afinal, nem isso.

    ResponderEliminar
  4. ahahahah

    andas muito doidinho ":O))))

    ResponderEliminar
  5. E se eu desaprender a aprender aquilo que aprendi a desaprender, como é que fica?

    ResponderEliminar
  6. Mandato de captura! E prendia-o onde?! Na escola, talvez, e ficávamos lá os dois a aprender a aprender para não morrermos estúpidos... Essa maravilhosa teoria, que de uma coisa dessas se trata, já eu conhecia dos tempos em que fui do(c)ente...dp. deixei-me disso e recuperei um pouco a sanidade. . . De tal forma que, agora, pouco mais leio que o Dragoscópio; é onde ainda aprendo, aprendendo...
    Que inveja desse cérebro illuminati
    É claro que Deus existe!

    ResponderEliminar
  7. Cara amiga,
    Deus existe, mas está no céu.
    Na terra não concebo deuses: apenas deusas!... :O)

    Haja Pachorra, tem toda a minha solidariedade.

    ResponderEliminar

Tire senha e aguarde. Os comentários estarão abertos em horário aleatório.