tag:blogger.com,1999:blog-6223861.post6481887260313350447..comments2024-03-28T21:07:19.426+00:00Comments on DRAGOSCÓPIO : O Não-Deus -II. EscavaçõesUnknownnoreply@blogger.comBlogger20125tag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-75197433699075371462007-08-12T14:34:00.000+01:002007-08-12T14:34:00.000+01:00Já viste como o "nosso" José continua a dar-lhes t...Já viste como o "nosso" José continua a dar-lhes trabalho, mesmo nas férias?<BR/><BR/>eheheh<BR/><BR/>É tão engraçado o malandrozaziehttps://www.blogger.com/profile/07433928008640838685noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-45181804998876544142007-08-12T14:31:00.000+01:002007-08-12T14:31:00.000+01:00Isso é que é importante. Que a bebida seja boa.Ent...Isso é que é importante. Que a bebida seja boa.<BR/><BR/>Entretanto vou-me atirar à puta da 5ª buganvileazaziehttps://www.blogger.com/profile/07433928008640838685noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-61485093414274597142007-08-12T12:02:00.000+01:002007-08-12T12:02:00.000+01:00Zazie,é mais pelo convívio conspirativo que pelo p...Zazie,<BR/><BR/>é mais pelo convívio conspirativo que pelo pitéu. Conspiramos contra o Destino. Não serve para nada, mas também não temos alternativa.<BR/>Não obstante, a comida, e especialmente a bebida, lá cumprem a sua missão.dragãohttps://www.blogger.com/profile/14039557229398222634noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-39764133173296171422007-08-12T11:58:00.000+01:002007-08-12T11:58:00.000+01:00Deixei-te um post a comentar, sffavor.Abraço,Deixei-te um post a comentar, sffavor.<BR/>Abraço,PintoRibeirohttps://www.blogger.com/profile/17593687078340307315noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-17452243933587299042007-08-11T23:57:00.000+01:002007-08-11T23:57:00.000+01:00E papam bem, os fodidos a vida?":O))))E papam bem, os fodidos a vida?<BR/><BR/>":O))))zaziehttps://www.blogger.com/profile/07433928008640838685noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-72413942716113106572007-08-11T22:13:00.000+01:002007-08-11T22:13:00.000+01:00Para chegar a alguma conclusão sobre este tema (ou...Para chegar a alguma conclusão sobre este tema (ou qualquer outro)de uma coisa eu tenho a certeza: não é concerteza alguém que põe um tijelo no cucuruto e se põe a queixar e às cabeçadas à parede feito pica-pau que vai chegar a alguma resposta.<BR/><BR/>E desculpe-se me este comentário despropositado, mas eu cá hoje só me apectecia dizer isto.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-91094948664586031502007-08-11T20:05:00.000+01:002007-08-11T20:05:00.000+01:00Zazie,nem sequer a civilização romana é a mesma co...Zazie,<BR/><BR/>nem sequer a civilização romana é a mesma coisa que a civilização grega. Fora o verniz.<BR/><BR/>Quanto ao resto, a ideia base é emitir mais uns quantos postais que, eventualmente, abordarão essas questões que colocas e não gostaria de antecipar, senão perde a graça. <BR/> <BR/><BR/>Agora, desculpar-me-ás, mas tenho que ir ao jantar da tertúlia "Os Fodidos da Vida".<BR/><BR/>VoltoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-14418146620951002752007-08-11T19:32:00.000+01:002007-08-11T19:32:00.000+01:00É que existem 2 caminhos diferentes.Por um lado te...É que existem 2 caminhos diferentes.<BR/><BR/>Por um lado tens razão, quando dizes que o cristianismo mudou, em meados do século XII, ao separar o homem dos animais (eu tenho dúvidas que o mundo greco-latino não o tenha feito primeiro e até ido muito mais longe nessa separação).<BR/><BR/>Mas a escolástica do século XII é trabalho mental. Não recupera o tal cosmos como ser vivo.<BR/><BR/>Mas ele zaziehttps://www.blogger.com/profile/07433928008640838685noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-25073109588942455862007-08-11T19:24:00.000+01:002007-08-11T19:24:00.000+01:00A questão é o sentido da palavra "sacralizar" ou d...A questão é o sentido da palavra "sacralizar" ou dessacralizar.<BR/><BR/>Se estamos a falar do mundo cristão, a Natureza não era para ser conhecida- era plano indecifrável. E aí, sim, quanto menos da órbita de Deus, mais facilmente o homem e a manipula.<BR/><BR/>Mas, para isso, teve de se afastar da tal noção do cristianismo inicial e seguir a via do demo- o grande artifíce da matéria terrena- o zaziehttps://www.blogger.com/profile/07433928008640838685noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-7321800227441367432007-08-11T19:15:00.000+01:002007-08-11T19:15:00.000+01:00Ok, Dragão, percebo a ideia e acho bem que comeces...Ok, Dragão, percebo a ideia e acho bem que comeces com a Escola de Chartres.<BR/><BR/>As minhas dúvidas são outras. A mistura entre filosofia e entendimento do mundo nem sempre funciona. Se é verdade que a filosofia do cristianismo é continuação da filosofia greco-latina, não é verdade que sejam civilizações idênticas- como aliás tu próprio dizes.<BR/> O cristianismo opera uma enorme mudança.<BR/zaziehttps://www.blogger.com/profile/07433928008640838685noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-83903103740687919032007-08-11T18:15:00.000+01:002007-08-11T18:15:00.000+01:00Esqueci-me de assinar as anteriores patacoadas. :O...Esqueci-me de assinar as anteriores patacoadas. :O)<BR/><BR/>DragãoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-63003524020685461452007-08-11T18:14:00.000+01:002007-08-11T18:14:00.000+01:001.Os gregos não tinham essa noção de "criação": t...1.Os gregos não tinham essa noção de "criação": tinham um cosmos. O cosmos era um zoon, um ser vivo (Aristóteles) e o homem não era um separado da fusis: integrava-se nela. O noos (já que o logos não era meramente antropológico) era diferença específica, não sinal de onto-snobice. Em suma, o antropos era um animal, tal qual o cosmos -animal social, animal racional, "o mais imitador de todos Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-57787395243051296232007-08-11T17:29:00.000+01:002007-08-11T17:29:00.000+01:00resumindo: "Esta [a natureza] consagração do Home...resumindo: <EM>"Esta [a natureza] consagração do Homem deriva intimamente da dessacralização da Natureza. Basicamente, esta deixa de ser simbólica, como era desde a antiguidade, e passa a ser absolutamente racional.</EM>".<BR/><BR/>E quando é que isso aconteceu? no século XII? a natureza a deixar de ser simbólica?<BR/><BR/>Vai continuar a sê-lo por muito mais tempo.<BR/><BR/>E até é à custa zaziehttps://www.blogger.com/profile/07433928008640838685noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-70139929722313904302007-08-11T17:25:00.000+01:002007-08-11T17:25:00.000+01:00Por estranho que pareça a ciência até vai avançand...Por estranho que pareça a ciência até vai avançando à custa de uma "natureza" sacralizada. Um universo vivo, um microcosmos e macrocosmos ligados. <BR/><BR/>Ora a tradição lógica e racionalista não deriva daqui.zaziehttps://www.blogger.com/profile/07433928008640838685noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-22790479029137525232007-08-11T17:20:00.000+01:002007-08-11T17:20:00.000+01:00Eu percebo a ligação racionalista entre a escolást...Eu percebo a ligação racionalista entre a escolástica e o universo cartesiano. O que não percebo é que tenha havido uma noção de humanidade e natureza idêntica entre o mundo greco-latino e Alta Idade Média que terminaria com o racionalismo da escola de Chartres.zaziehttps://www.blogger.com/profile/07433928008640838685noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-21363502807586073802007-08-11T17:17:00.000+01:002007-08-11T17:17:00.000+01:00Dragão:Intelectuais da escola de Chartres, segui a...Dragão:<BR/><BR/>Intelectuais da escola de Chartres, segui a citação do Le Goff. Eram intelectuais e homens da igreja.<BR/><BR/>A ligação entre Antiguidade e Idade Média:<BR/><BR/>"<EM>Esta consagração do Homem deriva intimamente da dessacralização da Natureza. Basicamente, esta deixa de ser simbólica, como era desde a antiguidade, e passa a ser absolutamente racional. </EM>"<BR/><BR/><BR/>O que zaziehttps://www.blogger.com/profile/07433928008640838685noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-75528057214318249952007-08-11T16:26:00.000+01:002007-08-11T16:26:00.000+01:00Zazie,Convém não pôr nos textos o que lá não está....Zazie,<BR/><BR/>Convém não pôr nos textos o que lá não está. Quando se escava vai-se por camadas.<BR/>Ninguém está poupar gregos nem romanos. Simplesmente, isto não é tudo ao monte e fé em Deus.<BR/>:O)<BR/>Intelectuais não é a mesma coisa que Igreja.<BR/><BR/>«Não houve uma continuidade entre a Antiguidade e a Alta Idade Média.»<BR/>Esta não entendi. Fico que nem boi a olhar par palácio.<BR/>:O)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-61440384959882517222007-08-11T15:17:00.000+01:002007-08-11T15:17:00.000+01:00“A natureza humana é apenas um pouco inferior à na...“A natureza humana é apenas um pouco inferior à natureza dos anjos” (o homem como Deus humano)- Isto dizia o Nicolau de Cusa no século XV, quando andava atrás das ligações do infinito. E, no entanto, o caminho dele é tão oposto ao do conhecimento racional de Deuszaziehttps://www.blogger.com/profile/07433928008640838685noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-33732884598375065452007-08-11T14:42:00.000+01:002007-08-11T14:42:00.000+01:00Resumindo. Poupar gregos e romanos na história é u...Resumindo. Poupar gregos e romanos na história é um má ideia.zaziehttps://www.blogger.com/profile/07433928008640838685noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6223861.post-49771936688146985362007-08-11T14:41:00.000+01:002007-08-11T14:41:00.000+01:00Concordo com grande parte, no que toca aos intelec...Concordo com grande parte, no que toca aos intelectuais, mas não concordo que a quebra se tenha dado no século XII. <BR/><BR/>Não houve uma continuidade entre a Antiguidade e a Alta Idade Média. Tanto para os gregos como para os romanos (muito mais) o homem já era o centro e não foi preciso chegar-se a nova visão bíblica para a desssacralização da natureza se dar.<BR/><BR/>Na prática até vai zaziehttps://www.blogger.com/profile/07433928008640838685noreply@blogger.com